terça-feira, 14 de outubro de 2014

Mutuca em Minas Gerais

Ola bom dia. Moro e frequento esta casa desde 1984 e não me lembro de ter visto esse tipo de mosquito por aqui. Ele quando vem na gente e espantamos ele volta imediatamente varias vezes ate que consiga mata-lo pois os dois que me atacaram eu só consegui matar pq deixei posar em min entendi. As fotos não ficaram muito boas mas acho que da para identificar. Tem um riacho nos fundos a 100 m da casa e fizeram obras para retirar o esgoto da cidade que é jogado no mesmo. O riacho esta muito raso, quase sem agua e tem muitos pontos de agua parada. Espero ter dados boas informações e aguardo identificação. Desde ja agradeço e um abraço do Pimentel.
Marcelo Pimentel de Mateus Leme, Minas Gerais. 
     Pimentel, para moscas, o ideal é ver as veias das asas, mas todas as características apontam para uma mutuca (ou motuca, butuca, botuca) da família Tabanidae.
     As larvas normalmente se desenvolvem na água e podem passar anos neste estágio. Assim como mosquitos comuns, os adultos se alimentam de néctar e pólen, mas as fêmeas sugam sangue de vertebrados para a maturação dos ovos.
     Os tabanídeos brasileiros não são perigosos. Eu acredito que o exemplar seja uma Tabanus sp., que varia bastante em aparência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário