sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Bichos do Mofo na Bahia

Olá, boa noite! 
Venho pedir identificação desses bichinhos bem pequenos, eles estão em todos os cômodos da casa. Moro em apartamento, próximo de mata fechada, muito úmida e portanto devem estar associados a mofo. Eles comecaram a aparecer atrás dos guarda-roupas, depois comecei a ver dentro dos guarda-roupas, nas camas, e agora estão até nos armários de cozinha. São muito fáceis de matar, com um simples passar da mão eles morrem, porém reproduzem com muita facilidade. Eles ficam parados, mas quando se aproxima eles andam rápido mas não pulam. Não sei dizer se mordem. Agradeço pela ajuda. abc
Raphael Nascimento de Porto Seguro, Bahia.
Raphael, é a princípio impossível determinar os bichinhos tão pequenos sem a magnificação adequada. O primeiro, parece ser um inseto da ordem Psocodea (=Psocoptera), os que surgem no mofo dentro de casa são chamados bichos-do-mofo ou corrodêncios. O hábito observado combina com as espécies maiores que vivem nas cascas das árvores. Estes insetos não picam e não transmitem doenças, se alimentando exclusivamente do bolor e não me parece que você possa conseguir eliminá-los sem eliminar a umidade e o mofo.

Quanto ao segundo, que parece ter asas bem desenvolvidas, me parece estranho que um psocódeo repouse com as asas nesta posição. Dá pra dizer se são os mesmo bichos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário