sábado, 30 de agosto de 2014

Esperança com Espermatóforo no Espírito Santo

Olá, Cesar. Em 2013 eu encontrei cerca de 30 ovos de gafanhotos em aceroleira, grudados em uma pequena folha. Foi uma boa experiência: fotografei os ovos, as ninfas e monitorei o crescimento de uma única fêmea, que permaneceu vivendo por longo período no quintal até atingir a idade adulta. A identifiquei como Microcentrum sp. Um dia, percebi uma coisa estranha grudada na minha "gafanhoto de estimação"; me deixou bastante perturbada. Cheguei a pensar que fosse algum tipo de doença, parasita... Fiz pesquisas e encontrei respostas nesse artigo (em inglês): http://www.austinbug.com/tettigoniidae.html É bastante interessante. :)
Kel de Cariacica, Espírito Santo.
Kel, a imagem é realmente bem interessante, vou traduzir aqui o trecho referido em Austin Bug:

O acasalamento parece ser bastante discreto nas esperanças, ao contrário dos gafanhotos, que são frequentemente encontrados acasalando. Eu nunca consegui pegar um par de esperanças no ato. No entanto, quando copulam, o macho transfere uma grande massa gelatinosa chamada espermatóforo para a fêmea. Ele tem duas partes: um pequeno pacote de esperma, que é inserido na fêmea, seguido por uma bola maior de gel nutritivo, um presente nupcial que as fêmeas consomem para ajudar na produção dos ovos. Esta massa branca é facilmente vista presa às fêmeas recentemente acasaladas.

O termo gafanhoto é "preferível" aos ortópteros de antenas curtas (excluindo paquinhas), sendo a família Tettigoniidae mais aproximada dos grilos. Phaneropterinae produz muitos gêneros semelhantes, na nossa região nós temos ainda Phillophyllia, que eu não me arrisco mais em diferenciar.

Kel: Cesar, essa é a melhor das poucas fotos que tenho, em que o corpo todo aparece, exceto as antenas. Mando o link da minha coleção no Projeto, onde tem um vídeo dela com o macho. O bebe do link é filho dela, provavelmente com o macho do vídeo, é a segunda geração que registrei. Obrigada.
Angle-wing katydid from SCkel Kel on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário