segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Besouro Desfolhador no Rio de Janeiro

Olá amigos! Esse bichinho apareceu na minha cozinha hoje 24/08/2014. Moro no 11º andar de um prédio no bairro Tijuca na cidade do Rio de Janeiro. 
Por gentileza, vocês poderiam me ajudar na identificação? 
Grata
Leila Vasconcellos de Rio de Janeiro, capital.
Leila, por enquanto, eu consigo te dizer que este é um besouro da família Chrysomelidae, e te mostrar uma imagem dele na galeria de Fauna Paraguay, onde ele também não está identificado no nível do gênero ou espécie, mas na subfamília Galerucinae.

Leila: Muito agradecida pelo rápido retorno!Então é um besouro. Segundo meu marido que sai ainda na madrugada para trabalhar, ele ainda estava por aqui hoje antes de amanhecer. Durante o dia deve ter ido embora, pois não o vi hora nenhuma.
Mais uma vez, minha gratidão, amigo!

Atualização 15/08/2.014 - Ge Silva (Belo Horizonte - MG): Olá gostaria de saber o nome desse, pode ser até mesmo nome popular não há necessidade de grandes detalhes. Obrigada.
Cesar: Ge, estou confuso com isso... Claramente, você teve acesso à mesma imagem enviada pela Leila, antes de eu editá-la, no entanto a Leila é do Rio e você de Minas. Quem me explica?

A espécie eu não pude identificar. Chamamos besouros a todos os insetos da ordem Coleoptera como este, besouro-desfolhador seria mais específico à família Chrysomelidae e eu atribuo a autoria do uso deste termo ao fotógrafo Enio Branco. Outro nome muito usado para membros desta família é "vaquinha", podemos chamar também de crisomelídeo. Alguns indivíduos da subfamília Galerucinae são chamados besouros-pulga ou besouro-saltador, pra este termo é preciso ver se os fêmures traseiros são robustos, de modo a proporcionar grandes saltos.

Atualização Jun./2.018: Graças a um pedido recente, creio que hoje pude identificá-lo corretamente como Exora encaustica (Galerucini: Metacyclina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário