terça-feira, 29 de julho de 2014

Serra-Pau Martinsellus no Rio Grande do Sul

Ola tudo bem? Moro no Rio grande do sul, e sábado achei este bichinho, em ciam de uma blusa da minha filha, ate brinquei acho que ele pensou que estava em casa, porque se identificou, a blusa era tipo estas de estampa de oncinha, e a estampa dele é bem semelhante, e de todos os sites que pesquisei, o seu era o mais completo e deduzi que seja um Arlequim da Mata, mas gostaria de saber o porque, ele apareceu no quarto dela, temos vegetação fora de casa,e ultimamente, andei podando as arvores, será que ele apareceu disto.???E tipo assim aonde tem tem dois, ne???Aguardo seu retorno se possível, em anexo envio uma foto do dito cujo, que claro soltei na natureza. Um abraço e parabéns pelo site, bem esclarecedor.
Sandra de São Leopoldo, Rio Grande do Sul.
Sandra, eu não sei o que te levou a deduzir que este é um arlequim-da-mata, uma espécie bastante distinta pelo tamanho, padrão de cores e pelas longas pernas dianteiras. Todavia, você acerta a família, este é um besouro serra-pau da família Cerambycidae. Este, pelos padrões de manchas e cores, combina perfeitamente com Martinsellus signatus (Cerambycinae: trachyderini), os registros de plantas hospedeiras para esta espécie são de acácia e tala. Não sei se esta é uma das árvores que podou, é possível também que haja outras árvores onde suas larvas se desenvolvam, mas não deve ser por isso que ele surgiu. Ele tem asas bem desenvolvidas, provavelmente voa muito bem e foi por acaso que entrou em casa.

Se há vegetação fora de casa, é de se esperar que bichos como este ou outros surjam; eu o consideraria uma agradável visita.

Sandra: Muito Obrigada, pela explicação, é muito bom.ter estas informações. Valeu, mesmo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário