terça-feira, 15 de julho de 2014

Mosca Cavalo-do-Cão no Rio de Janeiro

Cesar, encontrei essa mosca, que mede cerca de 5,5cm, enquanto caminhava num morro aqui perto de casa. De início fiquei um pouco apreensivo porque pensei que se tratava de um Cavalo-do-Cão. Depois, eu comecei a perceber que ele tinha um aparelho bucal sugador, e não o mastigador típico dos hymenópteros e também, quando ela abriu as asas, pude visualizar os halteres. Fui pesquisar mais sobre esse díptero, e só consegui chegar ao gênero Mydas (Mydidae). O que você acha?
André Alves do Rio de Janeiro, capital.

     André, concordo com tudo na sua identificação, com um pouco de informação, creio que poderíamos chegar à espécie através da coloração das antenas.
     Eu encontrei este documento, cheio de ilustrações de midídeos, mas nenhum com esta característica. Este outro também tem uma lista, mas sem descrições.
     Este livro diz:
"Adultos se alimentam de néctar, larvas provavelmente são predadoras de outras larvas de insetos que habitam no solo. Larvas de algumas Mydas brasileiras são conhecidos por viverem em ninhos de saúva, onde são predadoras de certos escarabeídeos mirmecófilos".
     Esta página já diz que há discussões sobre adultos serem predadores, mas há pouca evidência disso. Alguns talvez, simplesmente não se alimentam.
     O que podemos dizer mesmo, em resumo, é que pouco se sabe sobre estes bichos.
     Alguém consegue a informação de qual o maior díptero do planeta? Estou tentando encontrar uma boa informação, mas só caio em tipulídeos, este aqui me parece um forte candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário