quinta-feira, 31 de julho de 2014

Borboletas Ninfalídeas no Paraná

Olá Cesar, primeiramente gostaria de dizer que seu site é ótimo, sou muito fã, esta é a primeira vez que estou contribuindo, e como também gosto muito de insetos, sempre vejo o site para conhecer novos e se são perigosos ou não... Bem essas fotos eu tirei em uma viagem a Foz do iguaçu, como elas estavam próximas, pensei até que se tratavam da mesma família, pelas cores e pelo local próximo. Não sei se isso pode ser fato, mas é uma boa coincidência... observo aqui perto de minha casa, muitos insetos estranhos, sempre que puder estarei contribuindo. Grande Abraço !!
Marcio Theodoro de Campinas, São Paulo.
     Marcio, nós realmente podemos chamar isto de boa coincidência, pois as cores das larvas não refletem a coloração dos adultos e, mesmo que estejam na mesma planta, lagartas costumam ter hospedeiros específicos, já os adultos, que são em geral visitantes florais, ou podem se alimentar de frutos, não são muito seletivos. A família é a mesma, mas esta é a família mais abundante.
     O adulto é um macho de Catonephele numilia (Nymphalidae: Biblidinae: Epicaliini). Com ele, nós formamos um casal no Insetologia, a fêmea é um bicho totalmente diferente.
     A lagarta me parece a borboleta-do-manacá Methona themisto (Nymphalidae: Danainae: Ithomiini), mas tem algo estranho: esta planta não é um manacá Brunfelsia uniflora e esta é a única planta que tenho notícia de sua ocorrência. Sabe dizer se ela realmente estava se alimentando da planta? Se for o caso, a identificação deve ser colocada em dúvida.
     Muito obrigado, Marcio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário