segunda-feira, 28 de julho de 2014

Aranha na Couve-Flor em Santa Catarina

encontrei essa aranha toda encolhida dentro de uma couve-flor orgânica que comprei. já tinha manuseado a couve-flor umas 4 ou 5 vezes num período de 2 dias e não tinha notado nada de estranho. até que fui chegando mais no centro dela e vi um negócio preto e fui verificar. era uma aranha imóvel, parecia até morta. mexi com a pontinha da faca pra ver se ela respondia e nada, então peguei a flor aonde ela estava, arranquei e com ela ainda sobre a flor expus ao sol. foi nesse momento aonde ela ganhou vida instantaneamente. ai ela começou a andar e eu fiquei com um certo medo de mexer nela de novo. ela esta agora no telhado de uma garangem que tem bem em frente a ´porta da minha casa. fiz mto errado? ela tem as pontinhas das patas pretas e brilhantes, como sapatos lustrados! e tem um tom marrom avermelhado. o tamanho do corpo(sem as patas) é aproximadamente do meu dedinho.
Pinke de Florianópolis, Santa Catarina.
Pinke, não acho que tenha feito muito errado por que eu sempre peço que solte mesmo, mas no local onde foi solta, é fácil ela voltar pra dentro de casa, principalmente no frio do inverno no sul do Brasil.

Infelizmente, não consigo determinar com segurança por esta imagem, ela tanto pode ser uma Phoneutria sp. (Ctenidae), conhecidas por armadeiras, perigosas, como pode ser uma aranha da família Sparassidae. Se fosse possível ver os olhos dela na imagem, ficava fácil. Talvez você possa reconhecê-la pelas imagens dos links.

 Se você ainda a vir, o que acho difícil, peço que tire mais fotos dela.

Atualização Set./2.017: Revendo s não identificados, hoje me parece claro que é uma armadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário