quinta-feira, 31 de julho de 2014

Aranha Caranguejeira Tmesiphantes na Paraíba

Olá, primeiramente gostaria de parabenizar a todos pelo excelente site, muito útil e cheio de informações valiosas!
Mas vamos a minha dúvida, ontem o porteiro do meu prédio capturou e trouxe para mim esse exemplar de aranha, acredito se tratar de um spiderling de caranguejeira, contudo não faço ideia a qual espécie de caranguejeira pertence (se for uma caranguejeira de fato).
Esse exemplar foi capturado durante a tarde em um sítio na região rural de Campina Grande - PB (localizada na Serra da Borborema, Cariri paraibano), vale ressaltar que estamos no período de chuvas na região.
Já em relação ao comportamento do animal, pode-se dizer que o mesmo é muito rápido, e pouco agressivo, não demonstrando nenhuma intenção de picar ou soltar pelos urticantes, mesmo quando acuado, tentando apenas fugir e se esconder. Não sei se esse comportamento ocorreu pelo pequeno tamanho do animal ou por ser característico da espécie mesmo. Tirando os momentos de manipulação, fica a maior parte do tempo parado.
Uma característica que eu achei particularmente interessante foi a mancha preta no fim do abdome.
Gostaria de saber se é da família das caranguejeiras de fato e à qual espécie pertence, em relação ao sexo acredito ser praticamente impossível de se saber por essas fotos.
Desde já agradeço
Felipe Lavorato de Campina Grande, Paraíba.
Felipe, eu concordo que ela seja uma aranha-caranguejeira da família Theraphosidae, mas ela é realmente muito pequena, talvez não seja possível ir longe com ela; especialistas têm se mostrado relutantes em dar certeza de gêneros mesmo em adultos deste grupo. A mancha no abdome parece comum em indivíduos jovens.

As espécies de Lasiodora, últimos links, são comuns no Nordeste, alguns gêneros como Pamphobeteus eu não encontro imagens de imaturos. Talvez algum leitor possa dar um bom palpite.

Atualização Mai./2.020 - Victor Morais Ghirotto: Macho adulto de Tmesiphantes sp. (Theraphosidae: Theraphosinae)

Nenhum comentário:

Postar um comentário