quinta-feira, 24 de julho de 2014

Aranha Armadeira em Brasília

Olá meu caro, com frequência achamos estas aranhas aqui em casa. Moramos em um condomínio de casas, bem perto de uma mata. Nossa casa é muito nova, ficou pronta a um ano e é praticamente dentro da floresta. Fico preocupado, pois temos uma criança de 4 anos, e se for o que desconfio, uma Armadeira, já li que pode ser fatal uma picada. Pergunto-lhe se é de fato uma armadeira, e se devemos ter em casa algum medicamento para uma emergência e se há alguma dedetização específica para aracnídios. Parabéns por este seu importante trabalho, muito obrigado, um grande abraço!
Rudolf de Brasília, Distrito Federal.
     Rudolf desconheço dedetização para aracnídeos e, de qualquer forma, não recomendo dedetizações. E, ainda que eu recomendasse, seria impensável uma dedetização contra os bichinhos, estando dentro da floresta.
     Esta aranha é sim uma fêmea de aranha-armadeira Phoneutria sp. (Ctenidae) e ela é realmente perigosa para a criança de quatro anos. Em casa, não creio que se poderia tratar nada além da dor com anestésico e compressas, mas uma criança precisaria tomar soro.
     Elas podem querer se abrigar em casa nas épocas mais frias, o ideal é fechar as janelas quando começar a escurecer e evitar acúmulo de entulho ou ferramentas ao redor de casa. É bom lembrar que, em seu meio, aranhas são animais benéficos, aranhas como esta podem evitar que ratos se proliferem, estes sim podem causar infestações e transmitir doenças.

Rudolf: Caro César, obrigado pela análise, eu realmente estou bem preocupado, vou tentar vedar melhor portas e janelas. O entorno da casa é muito limpo e bem cuidado, mas como disse, estamos praticamente dentro da floresta. Nós é que fizemos a nossa casa dentro da casa delas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário