sábado, 21 de junho de 2014

Piolhos de Livros no Ceará

Esse bicho apareceu há uns dois anos nas paredes de gesso da minha casa. O mais impressionante é que nao possuo animais de estimação e não sei do que eles podem se alimentar. Ja que eles só ficam nas paredes. Raramente são vistos nos móveis ou no chão. Eles saltam relativamente alto, re reproduzem velozmente - a ponto de já termos matado 200 num dia e mais 200 noutro. Ja chamamos dedetizacao normal, de shopping, pintamos as paredes mas eles só " sumiram" depois que lixamos cada centímetro das paredes e do teto. Agora eles voltaram a aparecer concentrados entre a janela e o rodapé do último quarto da casa, onde sempre foram mais vistos do que no resto da casa. Mas no auge, estiveram por toda casa e ninguém sabe o que é. Nem o pessoal da dedetizacao nem uma biologa que consultei. Ja ouvi q seria piolho de pombo e desde então -um ano- nao abro as janelas dos quartos nem dos banheiros. Ajudem- me por favor!
Thais de Fortaleza, Ceará.
      Thais, eu concordo que os bichos nas imagens sejam piolhos (Psocodea), mas eu diria que são os chamados piolhos-dos-livros, Liposcelis cf. bostrychophila (Troctomorpha: Liposcelididae). Minha recomendação é que você pare de usar pesticidas e abra todas as janelas que tem mantido fechadas. Estes bichos gostam de locais úmidos, onde podem se alimentar de mofo e bolor, que podem ser até invisíveis aos nossos olhos, mas eles estão lá, e os piolhos estão se alimentando disso. Quanto mais ventilada e ensolarada estiver sua casa, muito melhor (infelizmente, muitas residências não permitem isso, e eu sei muito bem como é). Sujeirinhas nas rachaduras são também um problema, ventiladores e aspiradores eu creio que serão armas muito mais poderosas do que as dedetizações. Se tiver infiltração de água, faça o que puder pra se livrar dela.
     Isto serve, por que estão nas paredes, outra coisa que eles podem gostar também  é de alimentos ricos em amido, papel e papelão.
     E, por fim, defendendo os bichinhos, eles podem ser grande incômodo, mas não são nocivos, nas paredes eles estão, no máximo, as limpando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário