quarta-feira, 7 de maio de 2014

Massa de Vespas Parasitoides em Minas Gerais

Boa tarde, encontrei essa estrutura em um sítio no Sul de Minas. Pensei que fosse o casulo feito pela Bombyx, mas pesquisei algumas imagens na web e notei diferenças. Poderiam me ajudar? Possui cerca de 7 cm de comprimento/ 3,5 cm de largura/ 3cm de altura. Obrigado!
Airton Cunha de Cachoeira de Minas Gerais.
Airton, o modo como a estrutura está presa à folha me faz pensar que esta seja uma galha, um tipo de "reação alérgica" da planta com a presença de um inseto que a parasita.

Neste caso, ela se parece com a figura 98 deste documento, galha foliar esponjosa, induzida por Eugeniamyia dispar (Diptera: Cecidomyiidae) em Eugenia unifolra (Myrtaceae).

Por estar oca, suponho não haver mais ninguém aí dentro.

Atualização - Kel: Cesar, tbm encontrei isso, é um enorme ninho de vespa. To chamando de massa cotonosa, uma tradução livre, pois eu só encontrei algumas informações em inglês. Eu arranquei a massa cotonosa da folha e coloquei em um vidro. Duas semanas depois, surgiram centenas de vespinhas pretas minúsculas. Ainda não encontrei identificação para elas. A massa tem um furo sem saída. Depois de encontrar lagartas Pachylia na mesma árvore, deduzo que as vespas parasitam a lagarta Pachylia. As larvinhas emergem e criam essa massa, que envolve o corpo da lagarta, exceto o ventral.

Pachylia é pesada, grande e se debate com força, percebi isso quando tive uma em mãos, deve ser por isso que ela consegue se livrar da massa, mas não vive, pois já foi totalmente perfurada. Minhas fotos da massa.

Nesse link, uma foto que mostra a lagarta e a massa cotonosa. A lagarta esta cheia de furinhos. O texto é ruim, mas a foto é importante registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário