quarta-feira, 28 de maio de 2014

Besouro Criptocefalíneo no Ceará

Olá Cesar, aqui estão as fotos de um inseto que fotografei. Na primeira vez que o vi não achei que fosse um inseto, por isso dei mais uma olhadinha e vi umas patinhas ali embaixo daquele corpo grandão e estranho. Desculpe por não ter imagens tão nítidas mas foi o que deu para tirar, ele voou logo em seguida que eu ia tirar uma foto mais de perto. Tenho suspeitas de que seja algum soldadinho, e aí? pode me ajudar?
Lucas Laybs de Paraipaba, Ceará.
      Lucas, você registrou um bichinho muito bacana e desafiador. Na minha opinião, baseado na primeira foto, que está mais nítida, este bicho é um besouro e, se é besouro, eu acredito que a família é Tenebrionidae, apenas como base de comparação eu uso este Bolitotherus em Bugguide.
     Esta é uma família bastante diversa em hábitos e morfologia, provavelmente será muito difícil, mas eu espero conseguirmos uma boa identificação.

Atualização 29/05/2.014: Lucas, eu creio que já tenho a verdadeira identidade do besouro. Ele está situado em Chrysomelidae: Cryptocephalinae, alguns classificando como tribo Chlamisini, outros como Fulcidacini: Chlamisina.
     Pelo que diz American Insects, a determinação do gênero neste grupo é muito complicada mas, pelo que levantei das nossas espécies, eu fico com Fulcidax bacca, precisando confirmar a ocorrência no Ceará.
     Beetles In The Busth tem uma interessante matéria sobre sua semelhança com cocô de mariposas e borboletas.

Atualização 16/06/2.014: Quanto à classificação, outras ainda considerarão subfamília Fulcidaxinae, referência em livros, nada na internet..

Nenhum comentário:

Postar um comentário