quarta-feira, 14 de maio de 2014

Aranha Cuspideira em Brasília

Olá Cesar!
Gostei muito do seu site, é muito bom poder contar com uma base tão extensa de identificação de insetos e artrópodes em geral.
Tivemos recentemente um acidente com nosso cachorro, acreditamos que ele foi picado por uma aranha-marrom.
Desde então temos estado bem atentos a possíveis visitas dessas criaturinhas venenosas.
Hoje pela manhã encontrei uma aranha de coloração marrom (abdomen mais escuro), de pernas finas e bem longas (principalmente as duas "dianteiras") andando pelo meu banheiro. Ela deve ter, mais ou menos, o tamanho de uma moeda de 1 centavo (com as pernas encolhidas).
Pelo que vi de vídeos na internet, a movimentação dela é bem diferente. Me lembrou um pouco daquelas aranhas inofensivas de banheiro.
Olhando as fotos do site, acredito que possa ser uma aranha marrom ou cuspideira, mas gostaria da sua opinião de especialista.
Um grande abraço,
Arthur Correa de Brasília, Distrito Federal.
      Arthur, infelizmente tenho que te dizer que minha opinião não é a de um especialista, mas esta aranha de pernas dianteiras longas certamente não é uma aranha-marrom, mas uma cuspideira mesmo, aparentemente um macho de Scytodes fusca (Scytodidae), uma vista de perfil dela a tornaria inconfundível. Elas têm um grau de parentesco com as marrons na superfamília Scytodoidea de modo que elas compartilham semelhanças, mas estas aqui não são perigosas e conseguem capturar aranhas-marrom.
     Gostaria de saber que sintomas seu cão apresentou, estas aranhas podem fazer um estrago considerável, mas certamente terão maior dificuldade em picar bichos cobertos de pelo (partindo do pressuposto que seu cão não é pelado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário