terça-feira, 29 de abril de 2014

"Bebês de Fraldas Sujas" no Ceará!

Caro amigo Cesar, quanto tempo... Estou enviando duas imagens de uns insetos que encontrei na mata da minha região, acredito que eles ainda estejam em fase larval, como pode-se observar, e parece que estão parasitados. Você consegue identificar a espécie? Muito obrigado e até mais.
Lucas Laybs
Paraipaba, Ceará
Lucas, eu já conhecia algumas discussões em imagens semelhantes a estas, então eu apenas as localizei e estou deixando os links 1 e 2. Os bichinhos são larvas de algum besouro desfoliador da família Chrysomelidae. Aparentemente, no primeiro link há um único parasita (se realmente houver) e no segundo, não há parasitas definitivamente, esta é a conclusão da discussão. Creio que aqui nós tenhamos o mesmo caso, a massa sobre estas larvas é simplesmente o cocô dos besourinhos! A mamãe besouro não troca as fraldas de seus filhos para se tornarem repugnantes para os predadores (eca!).

Tenho poucos minutos hoje, amanhã vou tentar localizar larvas mais semelhantes a estas.

Atualização 30/04/2.014: As fezes são bem semelhantes ao Chrysomelidae: Criocerinae nos links, mas tendo a acreditar que eles sejam Chrysomelidae: Cassidinae (besouros-tartaruga), para comparação, mais dois links: 1 e 2, estes aqui me parecem, de alguma forma, intermediários.

Lucas, as imagens foram tiradas em dias diferentes? Hoje estou notando que, à exceção do bicho que se encontra mais abaixo na segunda imagem, eles parecem ligeiramente diferentes dos três mais evidentes da primeira foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário