segunda-feira, 3 de março de 2014

Besouro Bombardeiro na Bahia

Ultimamente em minha residência tem surgido constantemente este inseto,ele tem mais ou menos 4 cm que ele solta uma secreção espumosa pelo abdômen.Desde já agradeço pela atenção e trabalho realizado.
Josemir Silva de Paulo Afonso, Bahia.
     Josemir, este é um besouro-bombardeiro Pheropsophus cf. aequinoctialis (Carabidae: Brachininae), insetos muito conhecidos por seu engenhoso sistema de defesa, que armazena em câmaras diferentes de seu organismo, substâncias que, ao se misturarem, tornam se cáusticas, incluindo quinonas e peróxido de hidrogênio (água oxigenada). O besouro possui um revestimento que o protege dos efeitos da mistura. Junto com o composto, que pode ser disparado na direção desejada pelo besouro, é disparada uma substância preparada para dissolver a cera que protege o tegumento de seu alvo. Por causa disto, estes besouros não devem ser manuseados, o spray do besouro, além de corrosivo, atinge temperaturas próximas aos 100°C.
     No mais, estes besouros são benéficos, adultos são predadores generalistas e larvas se alimentam de ovos de paquinhas, motivo pela qual houve ou há tentativas de introdução em outros países. Infestações de carabídeos não são novidade por aqui (1 e 2) mas, por serem predadores, acreditamos que se eles estão se multiplicando, é por que há um desequilíbrio proporcional das espécies das quais eles se alimentam, no caso, as paquinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário