domingo, 2 de março de 2014

A Aranha Mais Venenosa do Mundo

Tudo bom Cesar, encontrei essa armadeira em minha casa e gostaria de saber se é ela ou a teia de funil da austrália a mais venenosa do mundo. Elas aparecem em minha casa constantemente, umas cinco vezes ao ano e sempre capturo e as solto na mata, onde depois retirei essas fotos, embora tive que provocar bastante com um raminho, até ela ficar armada, diferente da maioria essa até que era dócil nem pulou pra me atacar.
Leandro Corrêa da Costa de Poços de Caldas, Minas Gerais.
Leandro, não há consenso sobre qual aranha é a mais peçonhenta (venenosos são animais que não) podemos comer). Há quem diga que as aranhas-marrons são as mais peçonhentas pois é necessário menos toxina de marrom do que de armadeira para matar um rato, outros dizem que isso é uma falácia por que é a peçonha de Phoneutria spp. (Ctenidae) é mais ativo em primatas do que em roedores e nós, leitores do Insetologia, somos todos primatas. Outras fontes não citam nem uma, nem outra.

O que precisamos saber é que a espécie que entrou para o livro dos recordes mundiais é a Phoneutria fera, uma espécie amazônica. Esta deve ser mesmo a P. nigriventer, causa muitos acidentes e pouco estrago. Na nossa região é melhor mesmo nos preocuparmos com a picada das marrons (e estas são aranhas extremamente dóceis).

Outra coisa é que elas não são mesmo tão agressivas, elas são mais defensivas, não atacam sem motivo como os animais que nós criamos em casa, pagamos caro pra termos um e trabalhamos para alimentá-los.

A terceira é que as aranhas que matam quando picam são realmente comuns em uma região do planeta: Hollywood. Muitas fontes falam que, estatisticamente, pessoas morrem mais por rolhas de champanhe que por picadas de aranhas. Eu acredito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário