segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Lagarta Parasitada por Vespas em Santa Catarina

Olá,
Encontrei essa lagarta no quintal de casa em São Franciso do Sul/SC, porém fiquei curioso quanto aos pontinhos brancos espalhados pelo corpo dela; estaria ela sendo parasitada de alguma forma? E também, não consegui identificar a espécia comparando a foto com seu banco de dados. Se puder ajudar nestas duas questões ficaria grato.
Obrigado,
Rafael C. dos Santos de Joinville, Santa Catarina.
Rafael, vou responder parte das dúvidas referentes às imagens e deixar outras em aberto, por que não sei responder. A lagarta é certamente de mariposa Saturniidae: Hemileucinae, eu acredito que Automeris sp., mas não encontro nenhuma que tenha estas cerdas maiores amarelas no final e a melhor forma de chegar à espécie pode ser conhecendo a planta hospedeira. Eu acredito que as cerdas verdes cobriam todo o corpo do animal e ela perdeu devido ao que, você deduziu corretamente, ela está sendo parasitada por vespas, creio que da família Braconidae. A vespa mãe inseriu os ovos dentro da larva, elas a comeram um pouco por dentro, emergiram, formaram casulinhos do lado de fora, no momento da foto, aparentemente algumas já se tornaram adultas, outras ainda não e, quanto a lagarta, ela não chegará à vida adulta, de forma que estas vespas são o terror de quem cria borboletas e mariposas, e a alegria de quem cria as plantas.

Você pode ver uma imagem semelhante às suas, tanto no aspecto da lagarta como do casulo neste docuemento e muitas outras imagens de lagartas parasitadas por braconídeos neste site.

Atualização 09/05/2.104 - Pedro Álvaro: Periphoba sp.


Cesar: Valeu, Pedro, eu nem conhecia este gênero. Estou atualizando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário