domingo, 19 de janeiro de 2014

Caranguejeira no Maranhão

Saudações César
Tenho uma dúvida quanto essa espécie de aranha caranguejeira que encontrei enquanto fazia a limpeza do nosso sítio em São Luis nesse dia 15 de janeiro.
É quase do tamanho da palma da minha mão, uns 22 cm aproximadamente com as patas abertas e possui os pelos urticantes do abdome de coloração rosada, muito bonita e extremamente dócil, se estressou quando meu pai tentou tocá-la, levantou as pata dianteiras (na minha mão).
Gostaria de saber a espécie... tenho um palpite de que seja alguma espécie de Acanthoscurria, depois de muito pesquisar.
Também notei que são boas escaladoras ao deixar essa ao lado de uma palmeira de coco babaçu.
Essa não é a primeira, encontrei outras 5 em partes diferentes do sítio, mas de tamanho menor e logo depois resolvi criar um pequeno habitat para elas ao fundo da propriedade com galhos caídos e folhas secas.
Agradeço sua atenção César!
Luis Phelipi Máximo de São Luís do Maranhão. 
     Luis, eu acho muito difícil determinar gêneros em Theraphosidae, espécie eu creio que só analisando a genitália dela. Acho bem provável que, na sua região, seja Acanthoscurria (ainda haveriam outros como Proshapalopus e Nhandu, bem menos prováveis). Se tiver chance de determinar melhor, muito em breve estou atualizando as últimas aranhas registradas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário