segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Gorgulho Polydius em São Paulo

Saudações meu amigo Cesar.
Encontrei esta joia da natureza(besouro) aqui mesmo em minha cidade no entorno de uma mata.
Daria pra identifica-la?
Abraços.
Marquinhos
Marcos Cesar Campis de morro Agudo, São Paulo.
Marquinhos, conforme o Wolf identificou, esta deve ser uma espécie de Ericydeus. De acordo com o Karl no WTB?, a princípio ele deve ser E. sedecimpunctatus, mas eu quero fazer uma ressalva.

Primeiro, o próprio Karl voltou atrás por causa de um exemplar no Museu de História Natural de Viena identificado como Polyteles coelestina. Mais, há um comentário que diz "Algumas fotos de Ericydeus na internet parecem, suspeitavelmente Polyteles pra mim".

Eu pioro mais ainda, parece Lamprocyphus.

Polyteles é Entimini, os outros gêneros Naupactini, pra mim ambos Entiminae, não sei falar sobre subfamília Polydrosinae.

Eu suspeito que pode estar havendo uma bola de neve de erros, prefiro não correr o risco de passá-la pra frente. Uma opinião do dr Celso seria ótima neste momento, o bicho inclusive, parece bem diferente do Ericydeus que eu fotografei e ele identificou.


Atualização 19/11/13 - Marquinhos: Boa tarde meu amigo Cesar.
Publiquei a foto no facebook e gerou muita discussão em torno deste besouro.
Então o Dr. Celso Godinho Jr. tirou nossas duvidas.
Segue abaixo trecho das conversas:


dr. Celso Godinho Jr.: Este belo gorgulho parece mesmo com os do gênero Erycideus, mas não é. Entretanto, segundo alguns autores seria Polyteles steveni Schöenherr, mas pelo que tenho visto, prevalece a denominação de Polydius coelestinus Perty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário