domingo, 17 de novembro de 2013

Efêmera Thraulodes em Minas Gerais

Boa Noite César!!! Estou enviando a foto de uma traça e também de um bichinho que (eu acho) parece uma efêmera. Ambos foram fotografados em Conselheiro Lafaiete-MG. O primeiro na área urbana e o segundo na área rural.
Sem dúvida, Tami, o bicho é Ephemeroptera mas, ele estava vivo? Parece ter perdido as duas pernas dianteiras, isso se a cabeça estiver inteira.

Tami: Oi César!!! Então...rs! Eu notei que faltavam um par de pernas, mas não reparei na cabeça não. Ele estava numa parede, então o fotografei num dia (à noite) e, pela manhã, notei que estava exatamente no mesmo lugar. Não tive a curiosidade de mexer com ele para ver se estava mesmo vivo :(!

Atualização Abr./2.020 - Frederico F. Salles: Olá! Vou tentar dar uma ajuda nos posts de Ephemeroptera que encontrei por aqui. Vamos lá! Este sem as pernas anteriores é uma fêmea de Thraulodes (Leptophlebiidae: Atalophlebiinae; há um post mais recente com outro representante do gênero). Algumas fêmeas de Euthyplociidae perdem a perna anterior ao fazer a muda de subimago para imago, mas acho que neste caso foi algum acidente mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário