segunda-feira, 14 de outubro de 2013

"Trezentopeia" no Rio de Janeiro

Olá Cesar!
Bem como sabes não sou biólogo muito menos especialista nessa área, porém adoro andar pelo mato e fotografar cogumelos e ervas. Ultimamente tenho me deparado com diversos insetos me me aguçaram também o interesse. Sei que estão sendo mortos pela modernidade ou perdendo seu espaço natural. Já vi espaços especializados onde as informações muitas vezes não batiam com o que eu havia presenciado como foi o caso de um anuncio de uma determinada Faculdade onde os estudiosos afirmavam que a menos formiga cadastrada no Brasil tinha meio centímetro e eu conheço e tenho fotografada uma que mede apenas 1 milímetro ou menos. Bem a pouco me deparei com um estudo que dizia que determinada centopeia (Lacraia) só existia nos E.U.A e eu fotografei uma com até mais pernas. Não deu para contar mas acredito ultrapassarem as 150 que dizem ser record, rss. Arisco em dizer que essa tem 300 pernas o que me diz dela? O registro que encontrei foi de "Scolopendropsis duplicata" no sito Ciência Hoje.
Cláudio El-Jabel do Rio de Janeiro.
     Cláudio, só o que consigo dizer sobre ela é que a ordem é Geophilomorpha (não encontrei referências falando sobre as famílias de ocorrência no Brasil), e que estes bichos gostam de se enterrar feito minhoca. A Scolopendropsis se parece por ser delgada, mas pelo nome, é Scolopendromorpha com certeza.
     As informações sobre número de pernas nesta ordem diferem, Wikipedia fala sobre 170 pares de pernas, AQUI fala (em 6.3) "GEOPHILOMORPHA: 31 a 181 p/ pernas; corpo fino" e AQUI fala sobre 191 pares, não cita a ordem, mas bate com o primeiro link. No menor destes maiores números, nós teríamos 340 pernas.
     Encontrei este artigo muito interessante, sobre a concepção popular destes bichinhos.

Cláudio: Pois é o nome de "trezentopeia" é digno desse exemplar. A foto saiu muito ruim, pois estava sem a câmera e fotografei com o celular, mas ela de fato é uma lacraia, pois sua cabeça tinha presas como as comuns que conhecemos.Esqueci de mencionar que moro perto da Reserva Florestal da Pedra Branca considerada uma das maiores floresta urbanas do mundo. Infelizmente vem sendo desrespeitada tanto pelo poder público como por habitantes invasores de outros locais. Tenho muita foto de tatus, pacas, onça, jaguatirica, ouriço cacheiro, pomba atlântica, tucano, papagaio e etc... animais estes que estão sendo caçados e mortos quando não traficados. Já me deparei com vários estrangeiros (americanos) cheios de vidrinhos com insetos e folhas, raízes e etc... e não há controle sobre eles e suas entradas a reserva. Deixo aqui registrado minha indignação do descaso das "autoridades".Valeu pelos links. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário