quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Lagartas e Vespas Parasitas no Rio de Janeiro

Saudações Cesar! No dia 12/10 eu encontrei umas lagartas bem esquisitas. Elas tinham um tipo de projeção no dorso, no 4º segmento, e no final dessa projeção saíam duas pontas. Outra coisa q percebi é q todas elas ficavam, quando estavam paradas, com os últimos segmentos levantados. Uma coisa triste que percebi é que todas estavam aparentemente sendo parasitadas por uns microimenópteros, e hoje (15/10), retornei ao pé de mamona em que estavam e não tinha mais nenhuma, acredito q tenham morrido pois o mesmo aconteceu com as 3 que eu peguei para criar. Você saberia identificar a lagarta e, se possível, as vespinhas do mal? Obrigado
André Alves de Rio de Janeiro, capital.
Olá mais uma vez, André, espero desta vez poder ajudar melhor. Acredito que estas lagartas são Dicentria sp. (Notodontidae: Ceratocampinae). A vespa é da família Chalcididae (lembra as Chalcidinae: Conura, não sei se pode ser por causa do abdome), existe praticamente um chalcidídeo especializado para cada grupo de insetos; não diria assim delas, geralmente as lagartas é que são consideradas as pragas.

André: Muito obrigado Cesar. Eu sei essa vespinha é uma controladora biológica dessas lagartas, mas o problema é que eu gosto muito dos lepidópteros então qualquer coisa que faça mal a eles eu considero como "coisa do mal" kkkk. Quanto à outra lagarta, eu ainda estou acompanhando-a, e logo que ela sair da pupa eu dou notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário