quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Aranhas de Santa Catarina

Olá, a alguns dias, tem aparecido muitas aranhas na minha casa, mas sempre são as mesmas, uma "marrom" e outra "vermelha". A vermelha é bem pequena e fica sempre no alto da parede, mas a marrom, encontro as vezes morta (pois meu cachorro mata), e as vezes vivas, e algumas quase do tamanho da palma da minha mão, tenho medo, pois tenho crianças em casa, e também um cachorro, por isso estou pedindo sua ajuda, para me dizer se há risco te-las pela casa, não gosto de matar nenhum animal, geralmente quando eu as vejo, coloco na árvores em volta de casa, e as vermelhinhas, eu deixo elas na parede mesmo, se puder identifica-las eu agradeço muito, mandarei as fotos junto com a mensagem.
As fotos não estão muito perto, mas com zoom na imagem, da pra ver elas bem grande;

ps: Vi a mensagem acima, que você está ocupado, com muitos posts, não precisa postar se não quiser, só um e-mail de resposta já está perfeito!
desde já, obrigado!

Fábio Oliveira de Florianópolis, Santa Catarina.
      Fábio, estou postando suas imagens sim. As duas aranhas são bem comuns em ambientes urbanos, a primeira é uma aranha-lobo ou tarântula da família Lycosidae, provavelmente a espécie Lycosa erythrognatha. Eu sempre digo para não considerá-las nem perigosas e nem inofensivas, o veneno é ativo em humanos e o efeito é necrosante, porém não é potente, por isso é bom tomar cuidado sim, principalmente com as crianças.
     A segunda é uma aranha vermelha Nesticodes rufipes (Theridiidae) e essa não representa perigo algum, mas acho sempre bom sacudir roupas e calçados antes de vestir.
     As duas aranhas são fêmeas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário