domingo, 1 de setembro de 2013

Lagartas da Rosa de Luto no Rio de Janeiro

Olá. Encontrei essas lagartas no dia 26/07 e estavam medindo cerca de 0,5 cm (imagem 1). Então eu decidi criar algumas delas para ver qual lepidóptero ia virar. Elas sempre estão juntas e quando são perturbadas mostram o osmeterium. Outra coisa que também reparei é que elas tentam se camuflar de acordo com a cor delas pois na 1ª e 2ª ecdise elas tinham uma cor que variava entre o verde e o laranja e se agrupavam nas folhas. Após a 3ª muda elas ficaram com uma cor mais escura que varia entre o verde escuro e o preto, com algumas manchas brancas e se agrupavam no tronco da árvore. Depois que elas se transformaram na crisálida (entre os dias 22 e 26/08), ficaram muito parecidas com um pedaço de galho quebrado. Elas estavam em um pé de tangerina. Quanto ao osmeterium, além dele emitir um cheiro desagradável, ele é venenoso? Existe a possibilidade de alguma reação alérgica em caso de contato acidental?
André de Rio de Janeiro, capital. 
André, estas são as larvas da rosa-de-luto Papilio anchisiades (Papilionidae: Papilioninae), praga dos citros. Sobre o osmetério, encontrei um depoimento nesta página dizendo ter tocado o osmetério de uma Papilio e tudo o que aconteceu foi que seu dedo ficou com um cheiro horrível.

André: Valeu Cesar! Estava pensando em fazer um terrário para um evento da minha faculdade. Agora que já sei que elas não oferecem nenhum perigo posso fazer sem medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário