terça-feira, 24 de setembro de 2013

Amblipígio na Bahia

Ola!
Estou precisando de uma ajuda urgentemente!!
A muito tempo temos observado a aparição dessas aranhas em nossa casa. Moramos no terreo e o que me preocupou mais foi quando encontramos no banheiro uma maior (do tamanho de uma moeda de 50 centavos mais ou menos), ela estava morta (ja encontramos assim, mistério!!) por isso a foto não ficou muito boa em detalhes. Acreditamos que as pequenas sejam filhotes dessa maior, pois tem algumas semelhanças.
As pequenas sempre ficam nos cantos da parede em pequenas teias e as vezes se fecham nessas teias como se fosse uma bolinha de algodão. Mais frequente no banheiro, perto da cozinha e achamos ela em teia no quarto das crianças. A pequena e´ bem miudinha, do tamanho de um grão de feijão, mas percebemos que ela cresce, já vimos intermediarias.
Estamos preocupados achando que seja a aranha marrom, veja se pelas fotos da para identificar.
Temos crianças em casa e estou muito tensa com essas aranhas.
Agradeço antecipadamente!!
Adriana e Junior de Salvador, Bahia.
Adriana e Junior, a pequenina (não publicada) é uma aranha caseira bem comum em ambientes domésticos em todo o mundo, salvo um caso nesta semana, que para nós ainda não está certo que tenha sido uma picada dela, esta aranhazinha é um bicho totalmente benéfico e inofensivo, que só pode se tornar um problema quando em grande número, somente pelo incômodo.

Já este bicho maior aqui, não é uma aranha, mas um amblipígio da ordem Amblypygi, aparentado das aranhas apenas na classe Arachnida. Este ttambém é um bicho totalmente benéfico por se alimentar de outros bichos que são uma praga, como baratas, não possuem glândula de veneno e não mordem, o máximo que poderão fazer é agarrar o dedo com seus pedipalpos, que possuem espinhos.

César Eu Amo Luva-a-Deus: Cesar, esse parece ser um Charinus sp. Esse é o maior gênero da ordem e compreende animais de pequeno porte. Eu mesmo estou criando alguns Charinus no momento :)

Cesar Crash: Valeu, cara, fui pesquisar imagens pra botar de link, só deu você no Arachnoboards, suspeitando que uma menininha estaria grávida e depois, a mãe orgulhosa no DeviantArt!

Adriana: Olá !! boa tarde!!
Agradecemos imensamente pela atenção!
Estávamos tao preocupados. Capturamos mais algumas das pequenininhas depois que enviamos o texto para vc. Mas a grande ainda bem que foi só aquela mesmo rsrsrs
Muito obrigada mesmo, estou mais aliviada!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário