domingo, 4 de agosto de 2013

Traças-de-Livros em São Paulo

Srs descobri um inseto em minha casa e estou preocupado. Moro em Santana na Zona Norte de SP em um prédio no 12 andar. Este prédio foi entregue em 2008 ( relativamente novo ). O inseto tem +- 1,5 cm com muitas pernas e uma aparência de um peixe com muitas pernas. Anexo a foto. Voces podem me ajudar a identificar.
Um abraço
André Sousa de São Paulo.
     André, os bichinhos são traças-de-livros da família Lepismatidae (Zygentoma; ant. Thysanura). Eles não oferecem perigo mas são considerados insetos nocivos, podem danificar papeis, tecidos e se alimentar de produtos ricos em amido. Tenho recomendado as dicas em biologico.sp.gov.br que ensina a fazer iscas caseiras que, de acordo com o artigo, serão eficientes em baixas infestações.
     "Peixe-de-prata" é seu nome comum em inglês: silverfish. Como todo inseto, eles possuem apenas três pares de pernas, os outros apêndices são antenas, palpos, cercos e cauda. No entanto os bichinhos parecem mutilados, quase todos parecem cortados.

Um comentário:

  1. Andre, na minha casa estes insetos chegaram junto das caixas de papelao uaadas na mudança. E chegam a ficar maiores que estes da sua foto.
    E tem a tendecia a ficarem maiores.
    Aqui a solução foi a detetização. Especialmente embaixo do sofá da sala.

    ResponderExcluir