quinta-feira, 18 de julho de 2013

Marimbondo Chumbinho em Minas Gerais

Olá, sou estudante de Ciências Biológicas e estou num projeto de levantamento de Vespas Sociais na RPPN Fazenda Macedônia em Minas Gerais, estou com uma dúvida em relação ao marimbondo aqui chamado de "chumbinho", sobre o seu nome científico.
JRaa de Ipatinga, Minas Gerais.
Jota, pra te falar com sinceridade, eu não consigo ver direito os bichinhos na imagem, apenas o ninho.

Eu encontrei este documento sobre vespas sociais de Minas Gerais, e ele fala de três espécies conhecidas por marimbondo-chumbinho: Polybia (Myrapetra) paulista, Protonectarina sylveirae e Protopolybia sedula, todos Vespidae: Polistinae. Pra mim, eles são Polybia, se não o P. paulista, alguma das outras Polybia spp..

BolívarOi Cesar:Acho que são mesmo Polybia do subgênero Myrapetra e não Protopolybia. A resolução da foto não ajuda muito para confirmar 100%. Em qualquer um dos casos a identificação até espécie seria complicada sem exemplares na lupa, e ainda assim seria complicado por serem grupos com espécies muito próximas e com carateres muito sutis para separá-las (a mais de existirem ainda problemas na delimitação das espécies).
Abraço

Cesar: Valeu, Bolívar!

Bruno C. Barbosa: Ola gente, se trata realmente de uma Polybia (Myrapetra), no caso é uma Polybia fastidiosuscula fastidiosuscula subespécie mais amarelada, existe 3 subespécies dela.

Esta da foto mais amarelada, existe uma totalmente preta e outra com alguns pontos amarelos no corpo.

O ninho tb entrega a especie, pois Arquitetura e um fator a se contar para ID das especies.

4 comentários:

  1. Olá César!

    Eu nao sei muito sobre vespas sociais, mas eu já trabalhei um pouco com Polybia paulista, e tenho certeza de que deve ser outra espécie (por causa das listras e jeito). Eu apostaria em Protopolybia, quem sabe P. exigua!..

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, o único motivo que eu pensei não ser Protopolybia é o ninho. Parece que elas sempre envolvem o ninho com folhas:

    http://www.insetologia.com.br/2013/02/vespas-sociais-no-rio-de-janeiro.html

    http://www.insetologia.com.br/2013/06/vespas-sociais-em-pernambuco.html

    Por isso achei difícil que elas tenham feito o ninho assim.
    Vou vero que o Bolívar tem a nos dizer.

    ResponderExcluir
  3. Uma vez eu peguei um ninho de Protopolybia em uma área cimentada na UNESP de Rio Claro... problema é que nem lembro bem, mas acho que estavam sem folhas... Melhor mesmo sabermos do especialista!..

    ResponderExcluir
  4. O Bolívar acredita que sejam mesmo Polybia!

    ResponderExcluir