quarta-feira, 19 de junho de 2013

Lagarta Chifruda em Santa Catarina

Olá, gostaria, por gentileza, de auxílio na identificação da inusitada lagarta com chifres que fotografei aqui em São Lourenço Do Oeste- SC. Encontrei esta estranha e bonita lagarta por duas vezes. Na primeira vez ela estava num pequeno arbusto que não sei dizer o nome e na segunda vez ela estava se alimentando de folhas de erva-mate(Ilex paraguariensis). Gostaria muito de saber o nome da espécie e ficaria imensamente agradecido caso possa identificá-la.
Rudimar N. Cipriani de São Lourenço do Oeste, Santa Catarina.
      Rudimar, esta é uma Citheronia brissotii (Saturniidae: Ceratocampinae) chamada no link de "Oruga Cornuda", em bom português, exatamente o nome que você a deu, lagarta com chifres. Temos chamado aqui de mariposa-pânico por causa do desenho que elas têm nas asas. A subespécie é provavelmente diferente da do link, C. brissotii brissotii.

Rudimar: Muitíssimo obrigado, Cesar pela identificação. Gosto muito de fotografar insetos, embora eu os conheça muito pouco. Abraço.

Um comentário:

  1. Muitíssimo obrigado, Cesar pela identificação. Gosto muito de fotografar insetos, embora eu os conheça muito pouco. Abraço.

    ResponderExcluir