quinta-feira, 27 de junho de 2013

Formigas-Cabeçudas em Minas Gerais

Bom dia César!
Estou enviando a foto de umas formiguinhas que são bem pequenas mas possuem um apetite voraz. Elas infestaram a casa da minha mãe, em Ouro Branco-MG. E não deixam "pedra-sobre-pedra": qualquer farelo de comida (doce ou salgada), animais mortos (e algumas vezes vivos: insetos, minhocas...)elas destroçam. Elas abrem caminho sob o rodapé e até nos rejuntes de azulejos e pisos. Não são nada amigáveis. Será que existe algum método que não seja o uso de inseticidas para controlar essas formigas???
Tami de Altinópolis, São Paulo.
     Tami, estas me parecem formigas-lava-pés do gênero Solenopsis Myrmicinae: Solenopsidini. Estas formigas não só mordem, mas também ferroam e injetam veneno, por isso sua picada é tão incômoda. Wikipedia registra ainda os nomes de caga-fogo, formiga-brasa, formiga-de-cemitério, formiga-de-defunto, formiga-de-fogo, formiga quente, formiga-doceira, formiga-lava-pés, formiga-malagueta, formiga-ruiva, itaciba, jequitaia, jiquitaia, lava-pé, mordedeira, mossoró, queima-queima, pititinga, pixixica, taciba, taçuíra, taviriri e uaiatu.
     Veneno geralmente não mata o formigueiro, eles no máximo forçam a colônia a se mudar de endereço. Para infestações em residências, o melhor que sei dizer é que formigas não aguentam com água e sabão ou detergente e talco onde não se pode molhar, como em tomadas.

Tami: (...) Ah, aproveito o e-mail para enviar uma foto mais decente (bem mais nítida) das formigas lava-pés devorando um amendoim salgado. César, você sabe se existe a possibilidade dessas formigas fazerem um ninho num sótão (elas estão "brotando" até dos interruptores e tomadas da casa!!!)???
 Cesar: Tami, me desculpa, eu já achava que havia algo errado com as formigas, tanto com as operárias menores como com a proporção das maiores. Inclusive, parece que a lava-pés tem três castas de operárias, esta tem duas e, o que é mais óbvio, se elas estão assim tão dentro de casa, é que as lava-pés não fazem isso, elas constroem ninhos com montes de terra. As formigas são Pheidole megacephala (Myrmicinae: Pheidolini), espécie nativa do velho mundo, chamadas formigas-cabeçudas, mas não confundir com Atta spp..
     Muitas fontes falam sobre o controle desta formiga, me parece que louro, cravo e casca de mexerica ajuda a espantá-las. Os melhores tratamentos me parecem os feitos com iscas, onde as formigas levam o alimento envenenado para dentro da colônia.
     A questão dos detergentes e talco continuam sendo bem efetivas mas, em infestações severas, talvez até compense chamar serviço especializado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário