sexta-feira, 10 de maio de 2013

Aranha-Lobo no Espírito Santo

Opa! Essa pequena foi encontrada na minha cozinha. Deduzo que seja da família Lycosidae.
Ela tem 2,8 cm no total, é muito rápida para seu tamanho e as vezes dava pequenos saltos.
Ainda não notei vestígios de teia e também percebi que ela não subiu nas paredes do pote de plástico que usei para capturá-la.
Ela ainda é um filhote ou já se aproxima da fase adulta?
Heitor Scardua de Pancas, Espírito Santo.













     Heitor, sem dúvidas, pelo arranjo dos olhos, está claro que esta é uma aranha-de-grama ou aranha-lobo da família Lycosidae. Se 2,8 cm está contando com as pernas, neste tamanho, acredito que só mesmo um imaturo.

3 comentários:

  1. Estou com esse garotinho desde o dia 06/05/13 (quinta-feira).
    No domingo ela ingeriu 02 formigas de 30 mm de diâmetro e só aceitou comer novamente hoje 18/05.
    Encontrei outra aranha com mais ou menos o mesmo tamanho dessa do lado de fora de casa. sua coloração era mais clara e então deduzi que esse é um macho (talvez esteja errado).
    Durante esse período, de dois em dois dias eu aproximava vagarosamente um pedaço de barbante para ver sua reação e ele foi capaz de altar por volta de meio centímetro para picar o barbante.
    Achei estranho, mas ele se comporta com um pouco de agressividade.
    Para analisá-lo tive de deixá-lo em um ambiente com uma quantidade considerável de luz e sem objetos para ele se esconder. Será que a luz o está deixando estressado?

    A fêmea que encontrei do lado de fora de casa era tão tranquila que eu praticamente tive que empurrá-la com um objeto para ela se movimentar.

    ResponderExcluir
  2. corrigindo o comentário anterior, onde está escrito "...foi capaz de altar por volta...", a palavra "altar" na verdade é "saltar".

    ResponderExcluir
  3. Heitor, pelo menos no caso da L. erythrognatha, todas as fêmeas que vejo são sempre mais escuras que os machos. Elas costumam ter o abdome bem maior que os machos. Sendo este imaturo, as características sexuais não estão bem desenvolvidas, mas suspeito do contrários, esta pode ser a fêmea.

    ResponderExcluir