quarta-feira, 8 de maio de 2013

Bicho das Cápsulas em Minas Gerais

Bom dia.
Gostaria de contribuir para a publicação de Ranieri Bizarra.
Já havia visto este inseto em meu quintal. Quando vi a publicação e que estava aguardando algumas fotos para melhor identifica-lo, não pensei duas vezes, peguei minha câmera e saí a "caça". Não demorei muito para localiza-lo.
Segue duas fotos:
Uma exibindo as asas, onde é possível perceber a enorme antena (o coitado perdeu a outra)
Na segunda, é possível ver claramente o aparelho bucal, onde acredito ser um fitófago, por causa do tamanho da tromba.
Como Ranieri disse, ele fica totalmente imóvel, mas ao toca-lo sai em disparada, correndo e fazendo vôos curtos.
Espero ter ajudado.
Leandro Normando de Sete Lagoa, Minas Gerais.
     Olá mais uma vez, Leandro.
     Ontem mesmo, eu vi que eu havia "prestado muita desatenção" no bichinho, mudei o título da postagem e coloquei uma pequena observação no fim da postagem, mas atualizei definitivamente hoje; o bichinho de fato não tem nada de mosquito, ele é um percevejo! Inclusive na imagem do Ranieri, é possível ver o aparelho bucal, ele passa por trás do corpo do bicho, sendo visível as duas extremidades.
     A família é Berytidae ou Neididae (sinônimos) e a observação do comportamento do bicho é muito interessante, eu pesquisei por vídeos que mostrassem isso, mas não encontrei nenhum.
     Muito obrigado também pelas imagens e por se interssar nesta identificação, era um bichinho que não estava registrado aqui, agora temos dois registros em dois estados!
     Tenho a impressão de que as plantas têm algo em comum, são folhas "felpudas", assim também é a folha do fumo, citado como planta hospedeira, isso deve ser interessante como registro de preferência alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário