domingo, 5 de maio de 2013

Bichinho-do-Cesto em Santa Catarina

Sou professora de educação infantil e nessa semana(02/05/13) nos trouxeram várias lagartas já em um casulo. A duvida é se essas lagartas são de borboletas, porque não estão imóveis como já observamos na lagarta da borboleta. Ela esta toda dentro do casulo, mas conseguimos vê-las pela abertura e elas se movem muito. Por favor se puderem nos ajudar para não passarmos informação errada para as crianças. Obrigada.
Sandra de Joinville, Santa Catarina.
    Olá tia Sandra! Estas são mariposas da família Psychidae, e o que você precisa explicar para as crianças é que existe um tipo especial de mariposas cujas larvas se protegem com pedacinhos de pau e pedra que coletam no ambiente. Quando chegar a época da metamorfose, esta mesma proteção que usavam enquanto larva lhes servirá de casulo e aí vem a parte mais interessante: Apenas os menininhos se tornarão mariposas com asas e irão voar! As menininhas normalmente ou não criam asas ou criam asas muito curtas que não lhes servirão para voar, em algumas espécies elas nunca abandonarão o casulinho e neste caso pode ser até difícil diferenciar uma larva de uma fêmea adulta, por que ela sempre terá aparência larval.
     De uma forma mais abrangente, estas larvas podem ser considerada uma espécie de bicho-do-cesto e elas podem também ser consideradas traças-de-roupas tamanho família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário