sábado, 4 de maio de 2013

Besouro Mascarado em São Paulo

Oi César!
Estou enviando mais um besouro-escaravelho. Vi algumas fotos com besouros semelhantes identificados com Cyclocephala mafaffa (mas ainda há diferenças nas manchas escuras dos eritros!). O que vc acha??
Tami de Altinópolis, São Paulo.
Tami este besouro é sim mais um Cyclocephala sp. (Dynastinae, Cyclocephalini). É possível que ele seja de uma espécie que não temos imagens disponíveis mas, muitos bichinhos apresentam também variação no padrão de manchas dentro de uma mesma espécie, ou seja, podemos estar vendo imagens da mesma espécie sem saber. A posição e forma de algumas manchas poderia pra mim, por exemplo, ser uma variação dentro de C. discolor, só não confio sua presença por aqui. Às vezes, através de imagens, até o gênero é mesmo a melhor identificação possível. Este foi encontrado em São Paulo ou em Minas?

Tami: Oi César! Esse foi encontrado em São Paulo. Na mesma semana época em que foram encontrados os dois do gênero Pelidnota (verão) de 2012!

Um comentário:

  1. Oi César! Esse foi encontrado em São Paulo. Na mesma semana época em que foram encontrados os dois do gênero Pelidnota (verão) de 2012!

    ResponderExcluir