terça-feira, 23 de abril de 2013

Tesourinha no Rio de Janeiro

Cesar, bom dia! A caçada desta noite me trouxe dois personagens. (...). O outro inseto já trata-se de novidade, pelo menos para mim. Este bicho me lembra um cupim, só que traz um tipo de pinça na extremidade posterior. Enquanto o segurava, aproximei um objeto de sua pinça e pude constatar que ela é bem ativa e forte. Não sei se trata-se de um tipo de ferrão ou uma ferramenta para cortar alimentos. Seguem as fotos para identificação. Grato!
Alvaro de Rio das Ostras, Rio de Janeiro.
Alvaro, o bichinho aqui é uma tesourinha da ordem Dermaptera, dá até pra garantir que a família é Anisolabididae, sendo que a espécie mais comum por aqui parece ser Euborellia annulipes e as manchas nas perninhas parecem concordar com a identificação (annullipes = annulus, anel + pes, pernas).

Tesourinhas são animais benéficos, apesar desta espécie também se alimentar de vegetais, o benefício que ele trará matando os insetos-pragas certamente será maior que o dano causado às plantas. Ele usa a pinça para agarrar as presas e podem sim "beliscar" com elas.

Tenho a impressão que lhe falta as antenas, devem estar mutiladas como nesta imagem. Uma tesourinha fotografada em um tubo de respiração em uma UTI foi notícia no mês passado.

3 comentários:

  1. Eu sou fã desses bichinhos. Eles têm um enorme potencial para serem usados como controle biológico de pragas na agricultura e também na pecuária (predando larvas moscas e parasitas hematófagos de galinhas)!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou com uma infestação desses bichinhos no meu apto, apareceram do nada e tenho achado vários deles.
    Tenho uma cachorrinha, quando vou retirar as fezes dela, sempre tem vários, cheguei a pensar que eles fossem vermes.
    Nunca me beliscaram, uma vez estava sentindo algo no pé, tirei o calçado e tinham dois deles dentro do sapato.
    Correm bastante e parece que gostam de se esconder.
    Estou preocupada se causam algum reação ou se são maléficos a saúde.

    ResponderExcluir
  3. Vania, as tesourinhas não oferecem nenhum risco à saúde e até me pareceu estranho uma infestação em um apartamento, mas vejo relatos semelhantes na internet.
    Pra resolver a infestação, o necessário é resolver problemas com umidade, ver onde os bichinhos estão se escondendo, por que este não é o tipo de bicho que vive em qualquer local, por isso gostam de se esconder, querem lugar úmido, fresco, longe da luz. Outro lugar que eles podem gostar são os vasos de plantas, mas é muito difícil supor como é o seu apartamento. Vocês têm problema com infiltração de água?

    ResponderExcluir