quinta-feira, 25 de abril de 2013

Longicórnio Unxia no Paraná

andando no piso externo de madeira, num dia de sol
Marlyn de Irati, Paraná.
Marlyn, este bichinho bonito é um besouro longicórnio do gênero Cosmisoma (Cerambycidae, Cerambycinae, Rhopalophorini; não confundir com Cosmosoma). Ao contrário de muitos cerambicídeos, este não parece ser uma praga, pelo menos não de grande importância. Entre as espécies de Cosmisoma, os mais semelhantes que encontrei são C. chalybeipenne e Cosmisoma nitidipenne e este é provavelmente o segundo.

Marlyn: Obrigada e para bens pelo site !

Atualização Nov./2.020 - Jackson Cordeiro Brilhador: Olá!

César, esse espécime da publicação é da espécie Unxia gracilior (Cerambycinae, Unxiini), pois percebe-se que os tufos estão inseridos nos antenômeros V e os fêmures são, gradualmente, claviformes. (Confira aqui).

Esta espécie difere de Cosmisoma nitidipenne, pois esses apresentam os tufos inseridos na parte distal dos antenômeros V, atingido o ápice elitral. Também uma característica marcante é o formato dos fêmures, pois são pedunculados e fortemente clavados, além de ultrapassar os élitros. (Confira aqui).

Também destaco que de acordo com o Catálogo dos Cerambicídeos Neotropicais (Monné, 2020, p. 774), essa espécie de Cosmisoma não é catalogada no estado do Paraná, apenas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Atenciosmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário