segunda-feira, 1 de abril de 2013

"Estranhas Criaturas" em Minas Gerais

Oi César.
Estou enviando duas imagens que, sinceramente, não sei se se tratam mesmo de insetos. Espero que você possa me esclarecer! A primeira, eu acredito que seja a larva de algum inseto(mas não tenho certeza, talvez seja algum...gastropode?), ela estava sob uma folha de couve.
A segunda imagem é de algo que parece um fungo, mas que ao mesmo tempo me deixa em dúvida (penso que pode ser uma espécie de colchonilha). Quando arrancamos essa estrutura que parece um chiclete mastigado aparece uma outra estrutura avermelhada que, aí sim, se assemelha bastante com uma colchonilha. Elas infestaram um pingo-de-ouro (Duranta erecta). Ambas fotos foram tiradas em Ouro Branco-MG. E aí são insetos????
Tami de Altinópolis, São Paulo.
Tami, este primeiro bichinho é no mínimo muito interessante. Não acredito que seja alguma larva de inseto, estes dois pontinhos pretos na parte de cima dele me lembrou os ocelos das planárias (Platyhelminthes, Turbellaria), mas os órgãos internos não me parece com os das planárias transparentes, além de que as planárias terrestres costumam ser mais longas. Gastrópode é também uma boa possibilidade.

Quanto ao segundo, também não descarto que possa ser um fungo, mas até pela sua descrição, creio que sejam insetos da família Coccidae ou qualquer outra família da superfamília Coccoidea, veja exemplos AQUI e AQUI. Algumas imagens de Ceroplastes sp. são realmente muito parecidas.

Quanto ao primeiro, alguém tem algum palpite?

Walther Ishikawa: Oi César!
Esse primeiro bicho é uma larva de mosca-das-flores (família Syrphidae), só não arrisco avançar a ID mais que isso.
O interessante é que esses "olhinhos" são, na realidade, estruturas respiratórias na extremidade caudal do animal. A cabeça é do outro lado.
Grande abraço!

Cesar: Valeuzão, Walther! Creio que agora, ambos estão identificados, estou marcando com as tags correspondentes.

Tami: Gente, adorei saber que as duas "criaturas" estranhas são, de fato, insetos!!! Mistério esclarecido...rs!Obrigada!!!

2 comentários:

  1. Valeuzão Walther! Não estou entendendo o que aconteceu com seu comentário aqui, mas o recebi por e-mail!

    ResponderExcluir
  2. Gente, adorei saber que as duas "criaturas" estranhas são, de fato, insetos!!! Mistério esclarecido...rs!Obrigada!!!

    ResponderExcluir