sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cigarra em Minas Gerais

Oi César! Mais um tanto de artrópodes para você identificar:
Uma cigarra.Encontrada em Belo Horizonte -MG. Aliás,essa cigarra me lembrou uma história que um amigo biólogo me contou: Ele disse que algumas espécies de cigarra passam anos sob a terra enquanto são para depois emergir e ficar pouco tempo aqui na superfície. E para completar a história ainda falou: você já imaginou quantas dessas cigarras não conseguiram subir até a superfície por causa da pavimentação?!
Tami de Altinópolis, São Paulo.

     Tami, cigarras pra mim são como os louva-a-deus, dependo da sorte para encontrar alguma semelhante, não consegui encontrar.
     As cigarras passam muito tempo debaixo do solo, quando saem, sobem em uma árvore e deixam pra trás a casquinha (exúvia). Existe muita gente que as encontram e pensam que as cigarras cantaram até estourar!
     Não sei muito sobre a biologia das nossas espécies, a sazonalidade parece ser uma das principais formas de classificação. Assim que tiver mais informações vou fazer uma postagem especial para elas.
     Por aqui, certa vez encontrei uma cigarra morta enorme, ela media uns sete ou oito centímetros e era toda preta. Recentemente um amigo disse ter avistado uma viva.

Um comentário:

  1. César, essa cigarra foi encontrada em Belo Horizonte - MG, no mês de outubro...aliás, não é nada difícil encontrar essa espécie por lá. Tenho outras fotos dessa espécie (e também de exúvias). Depois te envio!

    ResponderExcluir