segunda-feira, 25 de março de 2013

Hymenóptero em Santa Catarina

Olá Cesar eu teho três fotos de uma formiga com asas você poderia identificar para mim?
João Joanir de Rio Negrinho, Santa Catarina.

      João, por favor, se estiver vendo esta postagem, verifique o seu endereço de e-mail. Todos os e-mails de confirmação das postagens que tenho enviado, têm voltado como não entregues. É preciso uma melhor resolução nas imagens de diversos bichinhos que você tem enviado. Esta imagem ao lado por exemplo, é indistinguível se quer se se trata de um inseto ou outro objeto qualquer.


      Estas aqui também acho muito difícil te garantir por causa da falta de foco no bichinho, mas sugiro que ao invés de uma formiga alada, esta seja uma vespa parasita da família Braconidae.

Eduardo Fox: Olá César!
As fotos realmente impossibilitam mais que chutes, mas acho que pode ser, sim, uma formiga. Pode ser um macho de Odontomachus spp., como O. meinerti que é bastante comum no Brasil. Vide a foto.
Abraço!

Cesar: Valeu Eduardo! Como não podemos ir mais longe na distinção das possibilidades, vou deixar as possibilidades mas não marcar como não identificada, mas creio que você está certo. Isto foi interessantíssimo para registrar o parentesco evidente entre vespas e formigas na ordem Hymenoptera.

Um comentário:

  1. Olá César!

    As fotos realmente impossibilitam mais que chutes, mas acho que pode ser, sim, uma formiga. Pode ser um macho de Odontomachus spp., como O. meinerti que é bastante comum no Brasil. Vide a foto abaixo:

    http://www.myrmecos.net/ants/OdoCla16.JPG

    Abraço!

    ResponderExcluir