sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Aranha de Mandíbulas Longas no Rio de Janeiro

Encontrei na cortina da cozinha. Animal muito ágil, de dificil captura. Possui 2 membros projetados da cabeça como se fossem garras venenosas mas tb possui antenas. Tem oito membros maiores a frente, menores no meio do corpo e regulares na parte de trás. Nos fundos da casa tem vegetação arbórea e herbácea e mais a frente inicia-se vegetação de mata atlantica, comum na região serrana. Estamos em janeiro e chv bastante no dia de hoje, dia 11 .
Douglas de Petrópolis, Rio de Janeiro.
     Olá, Douglas!
     Esta é uma aranha da família Tetragnathidae, gênero Tetragnatha. As garras na cabeça são na verdade as quelíceras que são bastante desenvolvidas nesta aranha. Como toda aranha não possui antenas, estas que se parecem ser antenas são na verdade seus pedipalpos e as estruturas nas pontinhas indicam que este é um macho.
     Aranhas desta família costumam construir suas teias próximas à água, não seria interessante para ela permanecer dentro de casa. Aranhas deste gênero, quando se sentem ameaçadas imediatamente abandonam suas teias e costumam procurar uma folha de capim, onde se estendem alinhadas à folha, se segurando pelas perninhas menores de forma a ficar praticamente invisíveis.
     Elas não oferecem perigo ao homem e aranhas, de um modo geral, são consideradas animais benéficos, por serem predadoras de insetos como mosquitos.
     Além de capturado, ele parece ter sido abatido, estou certo?

     Douglas: Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário