quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Mariposa-Vespa Cosmosoma em São Paulo e Santa Catarina

Olá,
Gostaria da identificação deste inseto, só aparece a noite, moro em meio a mata litorânea do sul, mas não tenho certeza se o inseto existe somente no litoral.
Fico no aguardo, obrigada!
Magda, de Imbituba, Santa Catarina

Para ver o restante da conversa,
Imagem gentilmente cedida por Sant'Anna Silveira
Esta é uma mariposa Erebidae, subfamília Arctiinae (antiga família Arctiidae) gênero Cosmosoma, provavelmente Cosmosoma auge, com presença confirmada no sul do Brasil AQUI e no sudeste AQUI. Este tipo de mariposa é considerada mímica de vespas, provavelmente para evitar predadores, que a confundem com um animal "capaz de se defender", apesar de também possuírem toxina. Me parece um tanto estranho que seja vista à noite, por que costuma ter hábitos diurnos.


Magda:  Ah legal! Valeu pela identificação. Mas engraçado saber q tem hábitos diurnos, observei somente a noite aqui em casa, todo dia aparece. Tem uma outra bem parecida, com as antenas bem maiores, mas toda preta, será que é da mesma espécie?
Vou tentar tirar foto p vc divulgar.. ;) E talvez te mandar outras fotos, estou impressionada com o tanto de insetos diferentes. Nada como se mudar para o interior para ver tanta diversidade...

Valeu mais uma vez!!


Cesar: Como você observou, o próprio artigo da Learn About Butterflies a considera um animal noturno. Mas uma simples busca de imagens no Google pode confirmar o quanto elas são fotografadas em flores à luz do dia (ou seria à luz do flash?).


Esta outra deve ser outra espécie. O número de espécies é de fato impressionante e às vezes uma diferença quase insignificante caracteriza outra espécie.
Sempre que você me mandar fotos, será um grande prazer publicar, e pode estar certa de que será uma grande contribuição para todos.
Até mais, então!

Agradeço a Sant'Anna Silveira pela autorização para publicação a imagem.

Magda: Ah, que legal Cesar, e sabe q depois q te mandei o email nao vi mais essa mariposa, to aqui só na espreita... hahahaha

Nenhum comentário:

Postar um comentário