quarta-feira, 7 de março de 2018

Carunchos de Produtos Estocados em São Paulo

Boa noite.
Por gentileza, pode me ajudar a identificar esse inseto e instruir como elimina-lo?
Ja faz uns meses que apareceu aqui em casa, no início só via próximo ao sofá, depois de uma geral no forro, eles desapareceram por um tempo.
Após um mês sem ve-los, eles voltaram a aparecer por toda casa: quarto, cozinha, sala, no chão, parede, teto, etc. Não há padrão.
Achamos uma ração da minha cachorra embaixo do móvel e parecia estar toda furadinha.
Esses bichinhos são frágeis (é possível matar com inseticida) e eles também voam.
Moro em Ribeirão Pires - SP.
Milena Cordeiro de Souza.
Milena, há duas espécies de besouros da família Ptinidae que podem infestar residências, eu posso já ter trocado as espécies aqui no Insetologia, por que são semelhantes. Elas são o caruncho-do-fumo Lasioderma serricorne (Xyletininae: Lasiodermini) e o caruncho-do-pão Stegobium paniceum (Anobiinae: Stegobiini). O segundo é em média maior e mais alongado que o primeiro (1.5-3 mm e 2.2-3.5 mm segundo BugGuide) e uma análise mais detalhada revela nele élitros estriados e uma segmentação bem diferente nas antenas, o que não se pode ver nas imagens, compare estas: 1, 2. Estou com muita dificuldade em preferir um dos dois aqui.

Esta lista de produtos que podem ser infestados me parecem servir para ambos as espécies; em janeiro, o Rafael de Campinas os encontrou em chocolates guardados por muito tempo. Se os relatos de picadas estiverem corretos, eu não duvido que haja uma terceira espécie relacionada. O que é necessário fazer é localizar tudo o que estiver sendo infestado e descartar o material, vetando acesso a produtos novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário