sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Ciclo de mariposa Accinctapubes no Espírito Santo

ghghgf
Kel de Cariacica, Espírito Santo.
Concordo plenamente com sua observação, Kel, deve ser Accinctapubes albifasciata (Pyralidae: Epipaschiinae), é condizente tanto os adultos, as larvas e a planta hospedeira:
A. albifasciata é conhecida em Trinidad e Tobago como mariposa do abacateiro (Kaye e Lamont, 1927 apud Solis, 1993), no Brasil, lagarta das folhas (Silva et al., 1968) e lagarta das folhas do abacateiro (Menezes e Berti-Filho, 1974). Silva et al. (1968) relataram a ocorrência de Accinctapubes albifasciata (Druce, 1902) (Lepidoptera, Pyralidae), anteriormente no gênero Stericta (Nymphalidae), em Persea americana Mill. (abacateiro) atacando as folhas. Solis (2007) referiu-se a Accinctapubes como uma praga secundária do abacateiro. Boose e Solis (1997) afirmaram que A. albifasciata é conhecida como praga ocasional de Persea americana Mill. (abacateiro) e salientaram a possibilidade da introdução desta espécie nos Estados Unidos da América do Norte, em razão do crescente tráfego comercial entre este país e os países de ocorrência do inseto. (Teixeira & Silva, 2011).
Deve ser primeiro registro de muita coisa, exemplares vivos, ovos, pupa, ciclo... Suponho que a formação das pupas seja artificial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário