segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

"Bicho Lixeiro Gigante" Loyola em Minas Gerais

Olá Cesar, tudo bom? Muito interessante este inseto. Fiquei curiosa pra saber se ele é uma mariposa, cigarra ou outra coisa. Nunca tinha visto. Muito linda com uns detalhes em prata. Que bichinho é este?
Alice Mattos de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Alice, este é um adulto de bicho-lixeiro da família Chrysopidae (Neuroptera), mas tão grande e bonito, não encontro nenhum. Os artigos que encontrei com alguma lista de crisopídeos de Minas Gerais (1, 2) não me ajudaram a encontrá-lo, esta certamente não é uma espécie comum. A mais semelhante destes artigos é Leucochrysa, pela largura das asas e comprimento das antenas, mas a venação das asas parece ser bem mais complexa.

Nesta família, é naturalmente difícil de se determinar gêneros, por isso deixo a identificação na família, mas este, por ser muito distinto, estou marcando como não identificado, na esperança de que ainda consigamos chegar lá.

Atualização - Gilberto Albuquerque: Prezada Alice, parabéns por ter encontrado um exemplar do maior crisopídeo da Terra. Seu nome: Loyola croesus (Apochrysinae; sin. Apochrysa croesus). Ele é muito difícil de encontrar. Para você ter ideia, nos meus quase 20 anos de coleta eu só encontrei um. Se você puder dar mais detalhes do seu "encontro" com ele, ficaria agradecido. Por acaso você o coletou, ou liberou após as fotos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário