terça-feira, 18 de outubro de 2016

Ressurreição de Mutuca Acanthocera no Espírito Santo

Cesar, essa Stratiomyidae linda eu encontrei afogada dentro de uma poça d'água. Será que é uma fêmea que estava querendo depositar ovos? Ela estava aparentemente morta, mas minutos depois que eu a retirei da água e a coloquei no sol , ela começou a tremer as pernas dianteiras, eu acho que era o sistema nervoso reativando os movimentos. Em seguida, ela começou a mover as antenas e as asas, e se recuperou completamente. Os insetos são capazes de "ressuscitar" de afogamentos, se forem retirados a tempo, é o que concluí. Já havia constatado isso com uma Pseudomyrmex que encontrei boiando num balde com água. Ela tbm tremia as pernas quando começou a voltar do coma do afogamento.
Kel de Cariacica, Espírito Santo.
Kel, eu acho que, se fosse uma fêmea, você teria feito doação de sangue pra ela. Este é um macho de mutuca da família Tabanidae, a contração no abdome e o aspecto de vespa, pelo menos seguindo chaves do sul (12), me leva ao gênero Acanthocera (Tabaninae: Diachlorini) e pelas fotografias das asas em Henriques & Rafael (1993), deve ser Acanthocera longicornis.

Só encontro uma outra imagem de um exemplar do gênero vivo, nenhum exemplar da espécie, estou encantado com a beleza desta mosca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário