sábado, 20 de agosto de 2016

Aranhas do Amazonas

César, boa noite! esta página é incrível, obrigado por ajudar tantas pessoas com seu conhecimento. Trabalho em Manaus/AM e essa semana tive que pousar numa comunidade fincada no meio da floresta chamada Vila de Acanauí pertencente ao município de Japurá/AM, pois bem... haviam várias espécies de insetos dentro do quarto, eram mais de 20 (vinte)! só de aracnídeos talvez oito espécies distintas! As números (1) e (2) de bordas pretas acredito que sejam da mesma espécie, sendo a número (2) a maior em torno de 3cm; a número (3) cor predominante cinza esverdeado em torno de 2cm; a número (4) em torno de 2,5cm com patas dianteiras proeminentes que parecem antenas, tórax cor laranja e abdômen cor preta; a número (5) pernas grandes finas em torno de 3,5cm; a número (6) pernas brancas quase incolor com listas pretas, em torno de 1,5cm; a número (7) menor que 1cm e parecia uma formiga!; a número (8) em torno de 1cm, parece ser uma jovem da mesma espécie da número (3); a número (9) em torno de 1,5cm parece estar carregando a presa. Agradeço se puderes me ajudar na identificação e se eram venenosas, graças a Deus nada aconteceu. Grato.
Arthur Felipe Joseph Fonseca.
Arthur, a ordem pra mim não é conservada, eu tentei organizar aqui baseado em suas descrições. A décima, aparecia na mesma foto que a terceira, embora eu suponha que seja a mesma que a 7.

1 e 2 é palpite, acredito que sejam aranhas-lobo da família Lycosidae. 3 eu já acredito que seja Ctenidae. Pra estas seria bom ver mais detalhes.

4 é Nesticodes rufipes (Theridiidae), muito comum em residências.

5 é Pholcidae, gostam de residências também, principalmente lugares mais abandonados como porões, vibram em alta velocidade quando perturbadas. Pode ser Pholcus phalangioides, que é comum no mundo inteiro, ou próximo disso.

6 é Zosis geniculatus (Uloboridae) e é possivelmente a única espécie de aranha que não produz veneno que você verá em sua vida.

7 Há uma série de aranhas associadas a formigas que são semelhantes, Pode ser Coleosoma floridanum (Theridiidae). É um machinho.

8 é alguma papa-moscas da família Salticidae.

9 é Pholcidae como a 5. Talvez seja Mesabolivar sp., que são menores que as Pholcus.

10, como dito, pode ser a mesma que a 7.

Arthur: César, Muito Obrigado! Apenas complementando algo mencionado sobre a número (5) e que lembrei nesse momento, é que você descreveu exatamente o que aconteceu, sim... ela vibrou intensamente por muito tempo que até pensei que sua teia havia balançado de alguma forma, mas também não entendia como aquilo era possível, surpreendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário