segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Percevejo Anisoscelis no Uruguai

Olá, César. Ontem, depois de anos de ver na Passiflora caerulea uma só espécie de percevejo, o Holymenia clavigera (ou H.histrio, que ainda não descobri qual a diferença entre os dois), encontrei este belo espécime com pés de folha, alimentando-se de uma flor em botão e, um pouco mais tarde, de um fruto verde. Procurei em todas as postagens do seu blog que falam de percevejos pés-de-folha mas não achei nenhum igual, só fui ver um muito parecido na página Pybio que você mencionou uma vez, com o nome Anisoscelis sp. Poderia ser o mesmo? Muito grata pela sua atenção e pelo seu tempo.
María Luisa Rodríguez de Las Toscas, Canelones, Uruguai.
Quanto aos primeiros, a diferença está no padrão de manchas do pronoto, embora não saibamos exatamente qual, sabemos onde por enquanto.

Este percevejo certamente é Anisoscelis sp; (Coreidae: Coreinae: Anisoscelini). Há poucos registros de aparência de cada espécie e de ocorrência. Ele combina bem com este de Perou-Insectes. Eu acredito com boa confiança que se trata de Anisosceles foliacea marginella (= H. foliaceus marginelus) pois, que eu perceba, difere apenas da ssp. foliaceus ligeiramente no contorno da dilatação das tíbias e marginella é a subespécie no sul do Brasil.

Por curiosidade, estes dois percevejos (Holymenia e Anisosclis) são muito semelhantes nos estádios imaturos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário