segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Mariposa Histria no Paraná

Oi Cesar! Encontrei 4 dessa voando juntas, acho que era ritual de acasalamento, e uma delas posou na folha (acho que ela perdeu a pretendente) e ficou um tempão ali. Ela não parece ter probóscide, mas mesmo assim ficava nas flores, sem tentar se alimentar. Quando cheguei perto tirando foto, ela mexeu as perninhas como se tivesse me expulsando (gravei um vídeo aqui).
Tem como identificar? Eu não faço ideia sobre a qual família ela pertence, porque as antenas também me confundiram sobre ser uma borboleta ou uma mariposa (meu palpite fica em mariposa pelo corpo e o barulho que ela faz quando bate as asas é bem parecido com de indivíduos de Hesperiidae). Encontrada em Canela, Rio Grande do Sul.
Thalíta Morais de Curitiba, Paraná.
Thalíta, eu diria que na verdade, você pôde identificar corretamente como uma mariposa da família Castniidae e muito provavelmente é a mesma espécie registrada pelo Latuff no Rio Grande do Sul. No entanto, você diz suspeitar de mariposa por fazer um som semelhante aos hesperiídeos; hesperiídeos são borboletas. A dificuldade em saber a que grupo situá-las é normal, elas são chamadas de mariposas-borboletas gigantes (giant butterfly moths) e têm de fato características de borboleta, principalmente a ponta das antenas alargadas.

Eu acredito agora que seus registros são os únicos de Histria fabricii (Castniinae) vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário