sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Besouros de Minas Gerais 2

Olá Cesar, beleza? Mais alguns besouros que habitam a região de Simão Pereira-MG. 
Obrigado,
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
O primeiro eu creio que seja Iphiclus flavovittatus (Erotylidae: Erotylinae: Erotylini). O latim flavovitattus sugere que ele tem faixas amarelas. Minha suposição (baseado em evidências) é de que os exemplares conservados têm as faixas amarelas, os exemplares vivos têm as faixas brancas, de modo que ele tenha sido batizado assim por um equívoco. Todavia eu posso estar errado, o espécime tipo poderia ser realmente uma variedade amarela, ou esta pode ser uma espécie próxima.

Meu palpite no segundo é besouro-tartaruga Paraselenis (Spaethiechoma) dichroa (Chrysomelidae: Cassidinae: Mesomphaliini). Este artigo chama espécie próxima de "fusquinha".

Com estes belos esporões nas pernas dianteiras, o terceiro é uma Ocnosispa sp. (Chrysomelidae: Cassidinae: Sceloenoplini; ant; Hispinae).

Eu concordo com o Daniel de que o quarto deve ser Omophoita sp. (Chrysomelidae: Galerucinae: Alticini), mas a fonte usava grafia errada. Outros registros semelhantes: 1, 2 e 3, infelizmente, nenhuma com fontes mais confiáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário