sábado, 3 de janeiro de 2015

Bichos-Pau Tithonophasma em Ilhabela (São Paulo)

Olá. Estive neste fim de semana em Castelhanos - Ilhabela/SP.

Frequento o local há mais de 15 anos e pela primeira vez vi este inseto. (segue foto). 

Me lembrou um bicho pau X louva deus, sei lá, algo parecido! 

Corpo verde, asa bem fininha amarela (asa recolhida). Alguns estavam sem as asas. Me pareceu um inseto bem sensivel. estavam em grande quantidade. A maioria andava em par. Um pequeno anadava de carona nas costas do grande. Notei que na cauda parecia possuir uma cabecinha pra enganar os predadores como se ali fosse sua parte da frente. Possuia 3 pares de pernas (frente, meio e tras) Muitos estavam sem algumas pernas (por isso achei que são sensiveis) Os insetos voavam e andavam por tudo:na gente, chinelo, isopor, canga, barraca...nas patinhas pareciam possuir mini ventosinhas o que fazia ter adrencia em qq superficie. Obrigada. Abç
Carla de São José dos Campos, São Paulo.
Carla, este é um bicho-pau verdadeiro (ordem Phasmida ou Phasmatodea), a família Pseudophasmatidae produz muitas espécies assim, menos semelhantes a gravetos, embora eu não duvide que, em determinada planta, estes bichos se camuflem perfeitamente. Eles são também frequentemente encontrados aos pares, como observado.

Este é um grupo muito difícil, mas eu creio que pude identificar o casalzinho corretamente como Tithonophasma tithonus (Pseudophasmatinae: Pseudophasmatini) e o que estou achando mais curioso neles é o fato de Phasmida Species File registrá-los tanto no Brasil como na Índia.

Bichos-pau são mesmo insetos delicados e me é estranha a questão das ventosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário